Por mais que as empresas tentem remediar, alguns tipos de atividades que colocam os colaboradores expostos aos fatores de risco. Isto é um problema que deve ser controlado, pois com o passar do tempo, os agentes podem trazes prejuízos a saúde e integridade física. Devido a isto, os profissionais têm o direito de solicitar uma espécie de aposentadoria especial, ao qual a necessidade deve ser comprovada pelo laudo técnico das condições ambientais de trabalho conhecido também como LTCAT.
O laudo técnico das condições ambientais de trabalho foi regulamentado pela lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, o laudo técnico das condições ambientais de trabalho discrimina de forma conclusiva, quais são os agentes a que o trabalhador está exposto. O seu objetivo é apenas informar a previdência social se existe a possibilidade de aposentadoria especial de acordo com a classificação:
- Biológicos - São riscos que envolvem outros seres vivos e que podem trazer malefícios ao corpo, como fungos, bactérias, vírus e parasitas.
- Físicos - Formas de energia ao qual os trabalhadores podem estar expostos. É o caso por exemplo de situações de ruídos, vibrações, radiações, frio, pressão ou calor;
- Químicos - São substâncias, compostos ou produtos que entram no organismo pelas vias respiratórias em forma de vapor, neblina, gases, poeiras ou que pelo contato passam a ser absorvidas por ingestão ou pele.
Mais sobre o laudo técnico das condições ambientais de trabalho
Quem deve utilizar o laudo técnico das condições ambientais de trabalho são todas as empresas. Segundo a legislação alguns profissionais estão aptos a realizados como por exemplo médicos do trabalho e engenheiros de segurança do trabalho.
Os pontos as serem analisados no laudo técnico das condições ambientais de trabalho são: data de realização da avaliação ambiental, assinatura do médico do trabalho ou engenheiro de segurança, conclusão do LTCAT, descrição das medidas de controles existentes, metodologia e procedimentos de avaliação do agente nocivo, via e periodicidade da exposição do agente nocivo, localização das possíveis fontes geradoras, identificação do agente nocivo capaz de causar dano a saúde e integridade física, descrição da atividade e identificação do setor e função.
Sobre a Moderna Medicina Empresarial
A Moderna Medicina Empresarial é uma empresa que trabalha com laudo técnico das condições ambientais de trabalho, é a soma das experiências e vivencias em segurança e saúde ocupacional dos seus fundadores. Ela nasceu compromissada com o certo, com a experiência positiva do cliente, focada em soluções customizadas.
Quer saber mais sobre laudo técnico das condições ambientais de trabalho? Entre em contato agora mesmo pelo telefone (11) 2307-3059 e tire todas as suas dúvidas com nossos profissionais, e veja que temos as condições que melhor atenderão às suas necessidades com ótimo custo-benefício em todos os aspectos seja em preço ou entrega.